É HORA DE ENDURECER
TAMANHA É A BAGUNÇA, QUE CHEGAMOS A UM IMPASSE, ONDE TEMOS QUE OPTAR POR ENDURECER AS REGRAS OU AFROUXAR DE VEZ, E APROVEITO PARA DECLARAR MINHA POSIÇÃO QUANTO ALGUNS PONTOS QUE CITAREI A FRENTE.
-ILUMINAÇÃO DA QUADRA ESPORTIVA: SOU CONTRA POR ACHAR QUE A QUADRA É PARA SER UTILIZADA EXCLUSIVAMENTE POR MORADORES (ADULTOS OU CRIANÇAS) E ENQUANTO HOUVER LUZ NATURAL, POIS AO CAIR DA NOITE, CESSAM OS JOGOS E OS MORADORES VIZINHOS DA QUADRA PODEM RELAXAR E ASSISTIR TV, OUVIR MÚSICA, OU SIMPLESMENTE DESCANSAR SEM O BARULHO E AS BATIDAS DE BOLA EM SUAS PAREDES. É RASOÁVEL QUE BRINQUEM DURANTE O DIA, E A NOITE, POSSAM DESCANSAR.
-USO DA PISCINA: TIVE O DESPRAZER DE VER VÁRIAS PESSOAS ESTRANHAS AO CONDOMÍNIO FREQUENTANDO A PISCINA EM TRAJES INAPROPRIADOS (CALÇA JEANS), VINDOS DA RUA, SEM TOMAR UMA DUCHA SE QUER. NOSSAS CRIANÇAS USAM ESTE ESPAÇO E FICAM EXPOSTAS A DOENÇAS DIVERSAS PELA FALTA DE OBSERVAÇÃO DAS MÍNIMAS REGRAS DE HIGIENE. ALÉM DO MAIS ACREDITO QUE AS ÁREAS DE LAZER DO CONDOMÍNIO DEVEM SER DE USO EXCLUSIVO DE MORADORES.
-CONSTRUÇÃO DA PORTARIA: É NECESSÁRIA, SIM, MAS NÃO PRIORITÁRIA JÁ QUE TEMOS FALHAS GROTESCAS DE SEGURANÇA. PENSO QUE ANTES DA PORTARIA DEVERÍAMOS IMPLANTAR UM, JÁ PROMETIDO (POR DUAS GESTÕES), SISTEMA DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA COM ACOMPANHAMENTO DE IMAGENS PELA INTERNETE, PARA QUE POSSAMOS ACOMPANHAR NOSSO CONDOMÍNIO DE QUALQUER LUGAR, COMO NA MAIORIA DOS BONS CONDOMÍNIOS DO BRASIL.
-DURAÇÃO DO MANDATO DO SÍNDICO: APOIO UM MANDATO DE APENAS UM ANO COM REELEIÇÃO PERMITIDA, SE FOR BOM CONTINUA, CASO CONTRÁRIO TROCAMOS SÍNDICO E CONSELHO. E AINDA ABOLINDO A FIGURA DO SUBSÍNDICO QUE É DESNECESSÁRIA, POIS O SÍNDICO PODE DELEGAR QUALQUER PESSOA PARA REPRESENTÁ-LO DURANTE SUA AUSÊNCIA, E SEMPRE É O SÍNDICO QUE RESPONDE PELOS ATOS DE SEUS PREPOSTOS INCLUSIVE.
- PRESTAÇÃO DE CONTAS TRANSPARENTE: QUE ALIÁS, ERA UMA PROMESSA DESTA GESTÃO E ATÉ MELHOROU, POIS RECEBEMOS, EMBORA COM FALHAS, UMA PRESTAÇÃO MENSAL DE CONTAS JUNTO COM O BOLETO DE CONDOMÍNIO. SUGIRO QUE TODAS AS NOTAS E RECIBOS SEJAM DISPONIBILIZADOS PELA INTERNETE PARA FISCALIZAÇÃO DE TODOS, E ASSIM, COM ESTA PUBLICIDADE TODOS OS GASTOS E RECEITAS SÃO FACILMENTE CONFERIDOS. TENHO TAMBÉM UMA FIRME POSIÇÃO A FAVOR DE QUE TODOS SAIBAM QUEM PAGA OU NÃO SUAS COTAS DE CONDOMÍNIO EM DIA. TEMOS QUE TER EM MENTE QUE, UM CONDOMÍNIO, É UMA RELAÇÃO SOCIETÁRIA, E EMBORA ALGUNS ADVOGADOS SUSTENTEM QUE TAL PRÁTICA FERIRIA O CÓDIGO DO CONSUMIDOR, SÓCIOS DEVEM MÚTUA SATISFAÇÃO, E ENTRE ELES NÃO EXISTE RELAÇÃO DE CONSUMO, NÃO SE APLICANDO O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. CONTUDO, PARA QUE NÃO HAJA CONSTRANGIMENTO, PODEMOS USAR UMA ESTRATÉGIA ONDE OS NOMES SÃO PRESERVADOS, E APENAS A UNIDADES EM DIA COM SUAS CONTAS SÃO RELACIONADAS E POR ELIMINAÇÃO FICAMOS SABENDO QUEM PODE OU NÃO, VOTAR E SER VOTADO SEM A EXPOSIÇÃO DE NOMES, VALORES OU MOTIVOS.
ESTAS SÃO ALGUMAS DE MINHAS OPINIÕES, E SEI QUE NÃO AGRADAM A TODOS, ENTÃO SUGIRO QUE NA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA, ESTES ASSUNTOS SEJAM ABORDADOS, LOGO APÓS A TROCA DO CONSELHO FISCAL, QUE TINHA QUE TER SIDO FEITA NA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA CONFORME ARTIGO 20º DA NOSSA CONVENÇÃO, E QUE O REGIMENTO SEJA MODIFICADO PARA QUE A MAIORIA PREVALEÇA. AGORA É A HORA DE MARCAR POSIÇÃO E DE DEIXAR CLARO AQUILO QUE DESEJAM, NÃO SE ESQUECENDO DE QUE QUEM SE OMITE NÃO PODE RECLAMAR DEPOIS, E QUE A MAIORIA É QUEM DECIDE.
FERNANDO SANTA ROSA - 14/04/2012
Administrando vaidades
Quando escolhemos viver em um condomínio, certamente fazemos ponderações sobre tal decisão, queremos segurança, queremos um local bonito e organizado, queremos ser avisados quando nos visitam, queremos mostrar aos nossos amigos como é lindo e tranquilo o local que escolhemos para viver. Algumas regras agradam a uns e desagradam a outros, porém devem ser seguidas, pois todas foram fruto de um entendimento da maioria, contudo, alguns no alto de sua soberba e seu egoísmo em um primeiro momento dizem minha casa é minha e faço o que eu quiser, raciocínio (se é que podemos chamar assim) perigoso, já que da margem para outros igualmente desprovidos de visão de coletividade possam também decidir quais regras devem ser seguidas sob seus supostos pretextos legítimos. Por exemplo, quando um altera a fachada ou portão ou todo projeto enfim, dá margem para que os outros não sigam também, as regras que este achar inúteis como um morador que não usa a piscina não deseja contribuir para a manutenção da mesma, ou um que dorme tarde pode fazer barulho toda a noite, pois sofre de insônia, aquele que não tem nenhum valor moral, resolve trazer para o condomínio, várias prostitutas e com elas praticar atos libidinosos dentro de seu veículo. Não podemos esquecer que ao não cumprirmos alguma norma, estamos dando o direito do outro não cumprir também, e nem sempre o que para você é importante, para o outro pode não ser. Portanto quando você descumpre a regra acaba por invalidar todas, inclusive as que você preza, se o síndico não entrar com a ação no judiciário local para que se façam valer as normas decididas pela assembleia, que é soberana, então teremos a dissolução do condomínio, abertura do portão, demissão dos empregados, aterramento da piscina, demolição do salão, antes de sua invasão, dentre outras inúmeras consequências que podem advir desta inépcia daquele que tem mandado para garantir o interesse da maioria sobre a vaidade de poucos, que buscam a exibição do ter mais, ou poder mais, ou ainda do ser mais do que a maioria idiota que insiste em seguir regras para o bem de todos. O fato é que todos ao comprarem suas casas no Green Park tinham ciência das normas e as aceitaram, agora querem estar acima de tudo e de todos e olham apenas para seus minúsculos umbigos, ao contrário de seus egos gigantescos.
FERNANDO SANTA ROSA - 13/04/2012